Assis

CRAS faz 4? Encontro do ?Embalando o Ber?o?

Segunda-feira, 02 de julho de 2012

Visualizada: 152 vezes


Ouvir matéria

A equipe técnica do CRAS (coordenadora e psicóloga Silvana Ramos Alves e assistentes sociais Cidinha Tamparowiski e Susana, além de estagiárias do curso de psicologia) realizou no dia 26 passado, o 4° Encontro do Programa Embalando o Berço de 2012.
O programa é voltado às mães gestantes em situação de vulnerabilidade social do município, que envolve orientação, informações e aprendizagem através do trabalho em grupo e de visitas domiciliares, onde as mães podem refletir e debater através de relatos de experiências. É voltado para gestantes e visa orientar as futuras mães sobre o desenvolvimento do bebê, alimentação e hábitos saudáveis, compartilhar e refletir dúvidas e inseguranças, pós-parto, e cuidados com o recém-nascido.
No Programa são realizados 10 encontros, onde no 5º encontro as gestantes são encaminhadas para a confecção do enxoval.
Neste 4° encontro a equipe convidou o chefe da Unidade do Cadastro Social, Flávio Lulu, para orientar as gestantes sobre o CADUNICO (um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos). “Nesse cadastro as pessoas podem ter acesso a vários benefícios, desde que estejam de acordo com os critérios, como Tarifa Social da Água; Luz Fraterna; Aposentadoria de Dona de Casa entre outros”, explicou ele.
Flávio também abordou o Programa Bolsa Família (programa federal de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País) e suas condicionalidades (Educação, Saúde, renda), enfatizando a necessidade de realizar o recadastramento de dois em dois anos, mas preferencialmente de ano em ano, e/ou em caso de mudança na composição familiar (exemplo: nascimento, falecimento, separação etc.). “No caso das gestantes e/ou nutrizes que se enquadram nas condicionalidades, existe dentro do Programa Bolsa Família o Benefício Variável”, orientou.
O Programa Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Ainda neste 4° encontro as gestantes puderam ter acesso ao “Cantinho da Troca: Compartilhando para a vida”, onde através deste espaço trocaram e compartilharam roupinhas e objetos dos bebês.

Equipe do CRAS em palestra sobre o “CADUNICO” Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Equipe do CRAS em palestra sobre o “CADUNICO”

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //