Quinta-feira, 12 de julho de 2012
Visualizada: 300 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma capacitação para 88 educadores infantis da Rede de Ensino. O assunto abordado foi a saúde das crianças. As atividades foram realizadas no dia 29 de junho e encerrou os trabalhos do primeiro semestre deste ano. As palestras aconteceram no Centro de Convivência do Idoso Alder Roveri e foram ministradas pela enfermeira Aline Pikler e a psicóloga, Márcia Veiga; profissionais do próprio município.
Conforme a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SECE), Regina Maria Pinelli, foram abordados temas importantes para o bom desenvolvimento do trabalho nos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIS). Os educadores tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências. “O objetivo do encontro foi atingido; é preciso parar e repensar a prática educacional. Precisamos usar novas estratégias para alcançarmos o esperado. É notório o comprometimento dos profissionais que atuam nos CMEIS de nosso Município; sabem da responsabilidade de cuidar, educar e se preocupam com o desenvolvimento de cada criança em todos os aspectos, social, afetivo, físico e cognitivo”, explica Regina.
Para a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Pickler, a Educação e Saúde devem ser trabalhadas juntas. “A criança tem a escola como a primeira instituição de grande significado em sua vida. Neste ambiente terá contato com mundo externo à família. Isto é, com a sociedade, tornando um pouco independente da família. O que ajudará na formação da personalidade da criança. Ajudando a criança a adquirir a consciência da sociedade que o norteia. Sendo a saúde um recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal. Creio que as duas políticas públicas, Saúde e Educação, devem permanecer em parceria para que possamos ajudar no desenvolvimento de indivíduos com uma melhor qualidade de vida”, detalha a enfermeira.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Cristina Veiga, enfatiza a importância com os cuidados com a saúde, no crescimento das crianças. “O desenvolvimento dos alunos abrange processos fisiológicos, psicológicos e ambientais contínuos e ordenados, ou seja, segue determinados padrões gerais. Tanto o crescimento como o desenvolvimento produzem mudanças nos componentes físicos, mental, emocional e social do indivíduo, independentemente de sua vontade”, afirma Márcia.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da SECE, Joseanna Oliveira Xavier, as capacitações realizadas pela Secretaria sempre busca atender os anseios dos profissionais da educação e dos alunos. “Essas capacitações que são promovidas vêm ao encontro das necessidades que os educadores têm referentes às crianças e o desenvolvimento, seja em relação à saúde ou psicológico, pois é um trabalho feito em parceria com outros segmentos”, ressalta Joseanna.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.