Civismo

Jovens fazem juramento ? Bandeira em Assis

Segunda-feira, 23 de julho de 2012

Visualizada: 421 vezes


Ouvir matéria

Cerca de 160 jovens nascidos em 1994 e anos anteriores fizeram juramento à Bandeira em Assis Chateaubriand. O ato simbólico foi realizado no Tiro de Guerra (TG) na manhã de quinta-feira, 19, e marca a última etapa dos dispensados referente à quitação do serviço militar obrigatório. Na solenidade, também foram entregues aos rapazes o Certificado de Despensa de Incorporação (CDI). A secretária municipal de Educação, Railda Moraes, representou a prefeita Dalila José de Mello no evento.
Em torno de 260 jovens se alistaram em Assis Chateaubriand neste ano. O alistamento começou em janeiro e foi até o último dia útil de abril. Os alistados passaram por uma seleção, que envolveu exames médicos, odontológicos; testes de medidas de massa corpórea (IMC), de força, psicotécnico e entrevista. Os reprovados nessas etapas, somados com os moradores da zona rural do município e jovens com problemas sociais, que justificam a despensa, ficaram considerados inaptos ao serviço militar, fizeram o juramento à bandeira e receberam o CDI. Os aprovados na seleção, 94 homens, deveram voltar paras as próximas etapas, em janeiro do próximo ano. Depois de pesquisas sociais e entrevistas serão escolhidos os 40 jovens que vão ser incorporados ao Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand para o exercício de 2013.
A solenidade de juramento à Bandeira, realizada quinta-feira, foi coordenada pelo comandante do Tiro de Guerra, subtenente de infantaria, Juares Gonçalves. Conforme o militar, os dispensados não estão totalmente isentos dos serviços militares. “Até os 45 anos de idade, se for necessário, em caráter de emergência, podem ser convocados”, lembra o comandante, ressaltando a relevância do juramento à bandeira. “É feito de forma solene. Deve ser levado a sério, porque é feito em frente ao símbolo máximo da pátria, que é a Bandeira. É um juramento de sacrifício da própria vida, para que o jovem tenha noção que ele não será totalmente excluído da responsabilidade de civismo. É de uma grande importância esse ato. Tem que ser feito, pois traz a importância para que reavivamos esse civismo esquecido, pois que é vital para qualquer nação do mundo”, enfatiza.
A secretária de Educação Railda destacou a importância do ato de civismo e do TG na sociedade chateaubriand. “O subtenente Juares desenvolve um belíssimo trabalho com os rapazes em nossa cidade. Aqui no Tiro de Guerra se forma meninos em homens, com lealdade, integridade, ajudando nosso país, estado e município, quando necessário. Somos admiradores desse trabalho e que o comandante Juares continue contribuindo com o seu excelente trabalho. Trabalho este que é o complemento da educação; é civismo, compromisso e responsabilidade. Fico muito feliz em ver jovens que já foram nossos alunos hoje, aqui, fazendo esse ato de civismo, jurando à Bandeira. Um compromisso para com a nação e com a nossa cidade. O Tiro de Guerra foi sempre parceiro da Prefeitura, em nossas campanhas, em atos da Educação, Cultura, Esporte e Social. Quando se trabalha em equipe, tudo vem crescer e melhorar em nossa cidade”, conclui Railda.

Cerca de 160 jovens fizeram o juramento no Tiro de Guerra de Assis Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Cerca de 160 jovens fizeram o juramento no Tiro de Guerra de Assis

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //