Meio ambiente

Prefeitura, Estado e parceiros v?o recuperar microbacia do Rio Al?vio

Sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Visualizada: 1377 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura, órgãos estaduais, sindicatos rurais e cooperativas agrícolas vão realizar uma sequência de trabalhos com o intuito de recuperar a microbacia do Rio Alívio, manancial responsável pelo abastecimento de água do município. Para dar inícios aos trabalhos, representantes das entidades envolvidas se reuniram na sala de reuniões do Paço Municipal há pouco tempo, para discutir as ações a serem desenvolvidas em prol ao rio. A reunião firmou um comitê gestor local.
Assis Chateaubriand é um dos primeiros municípios do Paraná a ser contemplado com o Programa Estadual de Gestão de Solos, Água e Microbacias Hidrográficas.
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Educação; Emater; Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB); Sanepar; sindicatos rurais e de cooperativas agrícolas que atuam em Assis Chateaubriand. Novas reuniões e audiência serão realizadas com os agricultores, que possuem propriedades próximas ao Rio Alívio.
O comitê também irá realizar trabalhos educativos com alunos da Rede Municipal, com o intuito de repassar às crianças a importância de se preservar a manancial dos rios.
De acordo com o coordenador regional de Meio Ambiente da Emater-Toledo, Adalberto Barbosa, esse programa consiste na parceria entre população, órgãos públicos e privados, buscando equacionar problemas ambientais. Também ao mesmo tempo buscar aumentar a produção agrícola dentro de uma proposta de sustentabilidade de produção. “Na concepção do programa, objetivo é recuperar 400 bacias no estado. Nesse primeiro momento, 150. Assis, na região de Toledo, é a primeira cidade a ser trabalhada devido à importância da microbacia do Rio Alívio. Um comitê gestor regional que indicou Assis, por se tratar de uma bacia de captação”, explica Barbosa.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Daciulis, o projeto beneficia toda a população chateaubriandense, pois o Rio Alívio abastece a cidade. Ele ainda conta que, vários trabalhos já estão sendo feitos pelo município, para preservar o manancial. “Em parceria com o Estado, estamos sempre recuperando as estradas em torno do rio, para que as águas de enxurrada sejam seguradas nos ‘bigodes’ das estradas, para que não desçam para o rio. Ficamos felizes em receber esse programa em Assis chateaubriand. Como sendo um dos primeiros do Estado, isso mostra a grande parceria e entendimento nosso com o governo estadual. Queremos  produzir água, proteger a mesma e a biodiversidade, que é muito importante para a sustentabilidade”, detalha.

Primeiros trabalhos
O primeiro passo do Plano de Recuperação da Microbacia do Rio Alívio foi dado com a readequação da estrada próxima ao manancial, Ramal V. O objetivo da obra é evitar que enxurradas da via chegue até o leito do rio. “Essa água suja não prejudica a qualidade da água, mas deixa mais lento o processo de tratamento”, explica o técnico de produção da Sanepar, Altair Fernandes.

Antes e depois da readequação do Ramal V, próximo ao Rio Alívio. Obra em parceria com o Estado foi o primeiro trabalho do Programa de Recuperação Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Antes e depois da readequação do Ramal V, próximo ao Rio Alívio. Obra em parceria com o Estado foi o primeiro trabalho do Programa de Recuperação

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //