Hanseníase

Saúde de Assis realiza ações na luta contra a hanseníase

Sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013

Visualizada: 316 vezes


Ouvir matéria

No último dia 28, foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Para marcar essa data, a secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica esta realizando uma campanha voltada para a sensibilização e atualização dos profissionais de saúde na assistência aos moradores de Assis Chateaubriand.

 

A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

 

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.

 

A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.  

 

A secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand oferece diagnóstico, tratamento e acompanhamento ambulatorial para os casos de hanseníase.  Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

A hanseníase pode causar incapacidades físicas, pela agressão do bacilo aos nervos. Mas se ela for descoberta logo, não deixará seqüelas nem manchas, nem causará deformações e nem contaminará ninguém.

 

Segundo a enfermeira Júlia Kita, atualmente seis pacientes estão sendo acompanhados no ambulatório médico da vigilância Epidemiológica. “Quando a pessoa doente de hanseníase inicia o tratamento quimioterápico, ela deixa de ser transmissora da doença, pois as primeiras doses da medicação matam os bacilos, tornando-os incapazes de infectar outras pessoas”, destacou ela.

 

Segundo Júlia, o diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença, conseqüentemente impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocada.

 

Durante toda esta semana, todas as unidades de saúde o município chateaubriandense estão desenvolvendo ações educativas de orientação sobre a hanseníase inclusive equipes de saúde da família, com apóio dos agentes comunitários de saúde. As ações vão desde entrega de panfletos explicativos sobre a doença, como sinais, sintomas e prevenção, até o encaminhamento dos pacientes a posto de saúde.

 

Conforme Júlia, a intenção destas ações é propagar o máximo de informação, uma vez que muitos têm a doença e não procuram assistência médica por não conhecerem os sintomas. “Olhe para seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas e nas nádegas, os sinais e sintomas da doença”, lembrou ela.

SINTOMAS

 

- Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

 

- Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos.

 

- Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da forma do 5º dedo.

 

- Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

 

- Áreas com diminuição dos pelos e do suor.

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //