Campanha de preven??o

Sa?de de Assis faz testes de HIV e realiza campanha de preven??o

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Visualizada: 426 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Sáude através do setor de Vigilância Epidemiológica, promoveu neste feriado de carnaval  várias atividades para a Campanha de Prevenção da Aids em Assis Chateaubriand.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor Júlia Kita, a iniciativa teve como objetivo estimular o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Para atender à população uma equipe formada por funcionários da secretaria esclareceram dúvidas, distribuíram panfletos explicativos e ainda contaram com a participação da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA -, do município de Toledo.

Auxiliada pela enfermeira Wanylla Czezaniak, a secretaria realizou no último dia 08, uma ampla campanha de prevenção no Supermercado C.Vale. Segundo Júlia Kita, depois de repassadas todas as informações sobre as formas de transmissão da Aids e aconselhamentos, foram coletados 38 exames para HIV e Sífilis pelas bioquímicas Tiemi Betanin e a auxiliar de laboratório Givanil. Bezrra. Os      resultados serão entregues  individualmente pelos profissionais de saúde , respeitando sigilo .

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 530 mil pessoas tem o vírus do HIV no Brasil. Muitos ainda ignoram a situação. Dados apontam que nos últimos anos o uso da camisinha vem caindo em todas as faixas etárias. Apesar do elevado conhecimento da população sobre preservativo como sendo o método mais eficaz para a prevenção ao HIV e os DST, os dados apontam que depois da primeira relação sexual o uso da camisinha cai.

Atualmente o ambulatório da Vigilância Epidemiológica está acompanhando 21 pacientes sendo 8 portadores do HIV e 13 com AIDS com uso de antiretrovirais.

Camisinhas

Para o carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Segundo informações do Ministério da Saúde, ao todo, até o final do ano, o governo pretende distribuir, em todo o país, mais 700 milhões de preservativos.

Este ano a campanha tem como tema “A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se: Use Sempre a Camisinha”. Com ela, o governo pretende chamar a atenção para o risco da falta do preservativo na hora da relação sexual.

Em Assis Chateaubriand a Secretaria de Saúde entregou para os proprietários do Insane Bar, Arena Bar e para a Coordenação do Centro de Convivência do Idoso, estabelecimentos que realizaram eventos durante o período de carnaval 3.000 preservativos, além de 2.000 folders e cartazes educativos.

Trabalho semelhante também foi realizado na Vila Triângulo. Uma equipe visitou e orientou as profissionais do sexo com distribuição de folders educativos e preservativos. 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //