APAE

Prefeito visita APAE e afirma que entidade ? refer?ncia na educa??o

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Visualizada: 491 vezes


Ouvir matéria

Atendendo convite da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Assis Chateaubriand, o prefeito municipal Marcel Micheletto (PMDB), realizou visita a entidade.

 

Acompanhado pela Coordenadora da Pasta da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Juliana Lopes Guzzi, o chefe do Executivo foi recebido pelo presidente da APAE, Mauro Luiz da Cruz e pela diretora da entidade, Maria de Fátima Macori.

 

Fundada em 27 de agosto de 1975, por um grupo de pais de crianças portadoras de deficiência que queriam possibilitar a seus filhos a oportunidade de socialização, a APAE tornou-se ao longo desses 38 anos referência em educação especial.

 

Na oportunidade os representantes da instituição apresentaram as instalações da escola e detalharam ao prefeito de forma minuciosa como todo o trabalho é desenvolvido. Atualmente são mais de 30 funcionários entre professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, neurologista, dentista, médico, assistente social e psiquiatra para atender os mais de 160 alunos.

 

“A escola funciona em contraturno escolar, ou seja, o aluno que estuda de manhã retorna no período da tarde e vice-versa, além do atendimento também daqueles que ficam na instituição em período integral”, conta a diretora Maria de Fátima.

 

Diversas são as atividades desenvolvidas pela entidade no sentido de propiciar cada vez mais qualidade de vida aos alunos. Um exemplo apresentado ao prefeito foi a Equoterapia que é que um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência ou com necessidades especiais. Essa técnica proporciona ao praticante receber inúmeros benefícios neuromotores gerados através do momento tridimensional constante do cavalo.

 

Outra novidade apresentada também ao prefeito foi o Pediasuit. Implantado a mais de um ano tem proporcionada excelentes resultados. A proposta do aparelho é fornecer estímulos sensoriais suplementares para os músculos e articulações do corpo, auxiliando no movimento funcional com o uso dos cordões de borracha refletindo nos músculos do corpo.

 

Marcel Micheletto conheceu ainda os trabalhos realizados pelos alunos nas diversas oficinas, como dança, horta, estoparia, música, pintura, teatro e decoração em latas e caixas

 

Para o prefeito, o trabalho desenvolvido pela APAE de Assis Chateaubriand é modelo. “Conheço trabalhos semelhantes, mais especificamente o trabalho realizado pela nossa APAE é modelo na área de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento”, destacou.

 

Marcel Micheletto lembrou ainda que o município chateaubriandense é uma cidade de vanguarda e que tem se esforçado para garantir a excelência no atendimento da pessoa com deficiência. “A nossa associação oferece um trabalho fundamental ao Estado e ao Brasil, resgatando a cidadania e cumprindo com o seu papel que é respeitar todos os direitos da pessoa com deficiência”, complementou.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //