Agricultura

Reuni?o motiva o melhoramento gen?tico para aumentar a produ??o de leite em Assis

Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Visualizada: 390 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – A Secretaria de Agricultura do Município de Assis Chateaubriand em conjunto com a Emater-PR realizou a 1ª Reunião Técnica com Produtores de Leite. A reunião ocorreu no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binati, no Horto São Francisco.

Estiveram  presentes o vice-prefeito João Aparecido Pegoraro, o secretário municipal da Agricultura, Mauro Guerra, o representante do Escritório da Emater de Assis Chateaubriand, Vanderlei Mariussi e os produtores de leite do município chateaubriandense.

Na oportunidade o médico veterinário da Emater, Gelson Hein, conhecido motivador da atividade leiteira, convidado pelos organizadores falou sobre melhoramento genético em bovinocultura de leite. 

“Temos a preocupação de repassar conhecimentos técnicos para que haja uma forma de adotar a técnica de inseminação artificial que é fundamental para o desenvolvimento da cadeia leiteira, para isso ocorrer algumas questões básicas tem que estarem bem resolvidas para implantarmos essa atividade nas propriedades”, destacou ele.

Segundo Mauro Guerra, o setor leiteiro é um setor estratégico para o município, gera emprego e proporciona condições de sobrevivência aos produtores rurais.  “Queremos resgatar os programas de incentivos que estão adormecidos e apoiar todas as iniciativas para melhorar as condições de vida dos nossos produtores”, frisou.

De acordo ainda com Guerra, o município quer resgatar o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro através de projetos que utilizam a inseminação artificial para melhorar o gado leiteiro de pecuaristas familiares envolvidos na produção de leite.

O vice-prefeito destacou que o município esta preocupado em melhorar a genética e consequentemente aumentar a produtividade, elevando a renda dos produtores. “Estamos preocupados com a permanência dos nossos produtores nas propriedades rurais e vamos incentivar todas as ações que estimule o aperfeiçoamento genético do rebanho e consequentemente aumentar a produção de leite no nosso município”, destacou.

Estradas

Guerra lembrou ainda que o município esta empenhado em melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas rurais. “É um trabalho difícil  a ser feito devido as péssimas condições que nossas estradas se encontram, mais as melhorias estão acontecendo e isso facilita o transporte do leite”, disse ele.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //