Campanha

Passeata marca o dia de Combate ao Abuso e ? Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescente

Sexta-feira, 17 de maio de 2013

Visualizada: 363 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand –  O dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Durante toda a semana, foram  realizados, em todo o Brasil, eventos e mobilizações destinadas a tratar deste grave problema.

Em Assis Chateaubriand, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis Chateaubriand através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Ontem (17), no Centro de Convivência do Idoso ocorreu uma palestra alusiva ao tema. A assistente social e mestranda em educação pela UEM, Edyane Silva de Lima levou o público presente a fazer uma reflexão sobre a importância do tema. Na oportunidade, o prefeito municipal Marcel Micheletto, afirmou que o município não estará ao lado, mais sim a frente, liderando ações importantes como esta. “Somente neste ano já registramos 13 casos de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso e exploradas sexualmente e temos que zerar esses números. Não podemos admitir que novos casos ocorram”, frisou ele.

Hoje, (18),  às 9h ocorre uma passeata que marca o dia. A caravana composta pela sociedade civil, profissionais da rede de proteção às crianças e adolescentes e autoridades municipais, sairá da Paróquia São Francisco de Assis e percorrerá a Avenida Tupãssi até a Ilha Revistaria, onde ocorrerá a cerimônia em alusão ao Dia 18.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como “Caso Aracelli”. Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de todo o país.

Alguns avanços, inclusive, já foram alcançados, como o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja implantação é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios. Mas ainda há muito a ser feito, e o “Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes” deve unir esforços de todos para que a sociedade brasileira desperte para o tema e participe das ações de enfrentamento.

Símbolo - A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, e o que era para ser apenas uma campanha, tornou-se o símbolo da causa, a partir de 2010. (com informações do MP PR).

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //