Audi?ncia p?blica aprova melhorias paisag?sticas em Assis

Sexta-feira, 21 de junho de 2013

Visualizada: 553 vezes

?Desde o ano de 2009 o IAP cobra do munic?pio um projeto de arboriza??o e at? o final da administra??o anterior nenhum plano de arboriza??o foi apresentado?


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - A prefeitura de Assis Chateaubriand, através da secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Transportes, realizou nesta quarta-feira (19), no Centro de Educação Ambiental Dionísio Binati, audiência pública para discutir a retirada de árvores exóticas Ligustrum e Leucenas dos canteiros centrais das avenidas e de outros pontos do município.

A melhora paisagística foi aprovado durante a audiência pública, com a presença de munícipes e do fiscal do Instituto Ambiental do Paraná – IAP - José Volnei Bisognin, de Toledo.  

“Essa retirada é uma readequação, o município pretende fazer uma melhoria paisagista e urbanista, e a gente entende que é necessário esses cortes, pois são espécies exóticas e algumas invasoras também, por exemplo, a Leucena é uma espécie que seu corte é obrigatório e isso é lei, sendo uma espécie invasora, sob pena inclusive de Infrações ambientais. Enquanto ao Ligustrum que nós temos muito nas ruas de Assis Chateaubriand, principalmente aquelas partes que estão no meio de algumas  palmeiras, foram plantados inadequadamente porque não pode plantar palmeira intercalado com outra espécie, como é o caso que ocorre aqui em Assis Chateaubriand”, afirmou José Volnei.

Segundo o secretário da pasta, Mauro Guerra, desde o ano de 2009 o Instituto Ambiental do Paraná cobra do município um projeto de arborização e até o final da administração anterior não foi apresentado ao órgão sobre a existência ou não de um plano de arborização. “Estamos iniciando a partir de agora um inventário da real situação da arborização em nossa cidade. Com esse levantamento iremos subsidiar a elaboração de um amplo  plano de arborização tanto necessário em nossa cidade e que até então nunca foi dada a devida importância para o assunto”, destacou.

O Plano vai definir e dar as diretrizes do gerenciamento e a manutenção das árvores.  A criação de planos de manejo da arborização de ruas, avenidas, praças é uma exigência do Governo Federal e no Paraná tem o acompanhamento do Ministério Público.

Fonte: Da Assessoria

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //