Assis

Professores e coordenadores das salas multifuncionais participam de capacita??o

Sexta-feira, 26 de julho de 2013

Visualizada: 358 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand realizou através da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, uma capacitação para os professores e coordenadores das sete escolas que ofertam as salas multifuncionais.

A capacitação ocorrida na Casa da Cultura  contou também com  a participação dos coordenadores das demais  sete escolas que não ofertam essa modalidade de ensino, pois percebe-se a necessidade de capacita-los para que também possam compreender como é o trabalho nessa modalidade de ensino, pois alunos dessas escolas recebem atendimento nas escolas que ofertam as salas multifuncionais.

Nas salas  multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Os estudantes público alvo da educação especial devem estar matriculados nas classes comuns, em uma das etapas, níveis ou modalidade da educação básica, sendo o atendimento educacional especializado, ofertado no turno oposto ao do ensino comum. Estas salas, são um espaço para atendimento educacional especializado, sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

O papel deste atendimento é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é reforço escolar.

Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.

Nas salas multifuncionais o aprendizado vira brincadeira. O acompanhamento de perto é essencial, esse atendimento é uma complementação que fará com que eles compreendam melhor através do lúdico e de outras atividades.

Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Especial, Juliana Lopes Guzzi, o objetivo dessa capacitação  foi subsidiar a prática docente dos professores das salas multifuncionais, e  também  esse encontro foi positivo porque pode-se associar a teoria e a prática com sugestões de atividades, por exemplo, jogos direcionados.

A professora Lindamir Alves de Bem da Silva, ministrante do curso afirmou que “o objetivo foi alcançado, pois precisamos continuar buscando conhecimento para estar nos aperfeiçoando, visto que a  educação especial requer que se trabalhe com a ludicidade, recreação, mas nunca esvaziando conteúdos, por isso é um desafio a cada dia. Os nossos  educandos mudam por isso nós professores devemos estar em constante busca, pois o nosso objetivo é o desenvolvimento intelectual e consequentemente o conhecimento do aluno”.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //