Sa?de

Sa?de continua realizando testes r?pidos e gratuitos de hepatite viral

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013

Visualizada: 681 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand – A secretaria municipal de Saúde do município de Assis Chateaubriand continua realizando os testes rápidos e gratuitos de hepatite virais. A ação faz parte da celebração do dia mundial de combate às hepatites celebrado no último dia 28 de julho. A secretaria esta oferecendo testes de hepatite B e C, vacina contra hepatite B, além de ações educativas.

Este ano a campanha tem como slogan: “Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter. O Ministério da Saúde ampliou o acesso à população dos testes rápidos, bem como a vacina contra hepatite B, que se estendeu para pessoas até 49 anos de idade, com a ampliação da faixa etária, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de adultos, como forma de melhorar a condição de saúde da população brasileira.

Os testes rápidos são realizados pelas enfermeiras: Julia Ishii, Wanylla Paula e Sirlene Della Torre, o qual consiste em acolhimento e aconselhamento do paciente: onde é informado sobre a doença, prevenção, a forma como é realizado o teste, esclarecimentos, autorização e garantia do sigilo. Próximo passo é o Teste onde é coletado 4 gotas de sangue de punção digital (dedo), colocado em um dispositivo, adicionado solução tampão  levando 15 minutos para ter resultado.

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes e vitais do corpo humano. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST). E, assim como a hepatite C, pode ser também transmitida pelo sangue.

As hepatites são consideradas uma doença negligenciada em todo o mundo. Cerca de 325 milhões de pessoas são portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que existam 800 mil infectadas pelo vírus B e 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C. Da infecção até a fase da cirrose hepática, pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Jusseley Dittert o principal combate e diagnostico precoce. “Somente conseguiremos combatê-la por meio do diagnostico precoce, por isso estamos realizando testes gratuitos na nossa população, principalmente naquelas que apresentem fatores de risco para a doença. Quem apresentar resultado positivo será encaminhado para acompanhamento médico especializado, além de receber informações sobre as maneiras de prevenir o contágio bem como o tratamento”, frisou.

As ações contam com  a parceria com a Policlínica São Lucas através do Drº Alexandre Motta e os Laboratórios: Assis, Alfa, Laborvida e São Paulo estaa promovendo a mobilização Nacional de Testagem as Hepatites virais, utilizando a estratégia Fique Sabendo.

 

Como evitar hepatite A:

-Saneamento básico (água potável e esgoto) é a melhor maneira de se evitar a HEPATITE A;

-Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro;

-Lavar bem frutas e legumes principalmente quando ingeridos crus;

-Beba água filtrada ou fervida.

Como evitar: HEPATITE B e C

-Não compartilhe agulhas e seringas no uso de drogas injetáveis;

-Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, clínicas de tatuagem e piercings;

-Use sempre preservativos nas relações sexuais;

-A gestante com hepatite B pode transmitir a doença para o bebê. Deve-se fazer o pré-natal adequadamente e vacinar o recém-nascido ainda na maternidade.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //