Terça-feira, 03 de dezembro de 2013
Visualizada: 397 vezes
?A reuni?o informal ocorrida na C?mara serviu para posicionar os vereadores sobre diversos assuntos relacionados ? educa??o?
Ouvir matéria
Assis Chateaubriand – Na última quinta-feira (28), a secretária municipal de Educação, Marineide Azevedo Dioto, juntamente com a equipe pedagógica da pasta reuniu-se com os vereadores chateaubriandenses.
A reunião informal ocorrida na Câmara de Vereadores, serviu para posicionar os representantes daquela casa de leis, sobre diversos assuntos relacionados à educação.
De acordo com Marineide, os assuntos abordados foram eleições diretas para diretores, corte etário para matrícula modalidade pré-escola, piso nacional para professores, hora-atividade, prorrogação, remoção e permuta, distribuição de aula, oferta de período integral, calendário 2014, reformas e ampliações de escolas e CMEIS para 2014 e o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Sobre o corte etário, a secretária expôs quais são as leis que amparam a matricula de 4 anos completos ou a completar até 31 de março e orientou que é preciso respeitar o tempo natural do desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico e social da criança, e que nos ambientes escolares elas têm que estar preparadas para assumir os compromissos que a obrigatoriedade exige. “Muitas crianças tem apresentado índices de ansiedade, irritação, depressão infantil por terem sofrido antecipação precoce do tempo escolar, disse que é preciso todos se responsabilizar pela saúde mental das crianças”, complementou.
A solicitação do pagamento do piso e vantagens de carreira aos professores também esteve na pauta. Segundo a secretária, o prefeito Marcel Micheletto encaminhou a solicitação ao departamento de Recursos Humanos para análise e encaminhamentos, mas que é preciso medidas responsáveis para que o município tenha condições de manter o pagamento dos professores sem prejuízos aos investimentos necessários nas escolas e no município.
Marineide explicou ainda aos edis como será contemplado os 33% da Hora Atividade, que a remoção será anunciada somente quando houver vagas, que a prorrogação atenderá somente casos muito especiais como licenças e funções.
Quanto ao período integral, esclareceu que primeiramente, é preciso ter orçamento considerável para infraestruturar as escolas com recursos físicos, humanos e pedagógicos, que é preciso prudência e respeito para com as crianças, não basta ofertar o tempo, é preciso dar qualidade pedagógica a esse tempo ampliado.
A secretária da pasta disse ainda que em 2014 todas as escolas e CMEIS passarão por reformas e ampliações, já investindo gradativamente na oferta do tempo integral com qualidade, além de explicar aos presentes o calendário 2014, onde os CMEIS terão direito a 45 dias de férias como os demais professores.
Sobre as eleições diretas, o presidente da câmara, Aguinaldo Romanini, pediu a todos os vereadores para serem apartidários, além de solicitar transparência da secretaria na divulgação e encaminhamento de todo o processo eleitoral. Já a vereadora Madalena Rech disse ter presenciado na escola Cherley Coutrin a maneira transparente, ordeira e democrática pela qual vem sendo a condução do processo eleitoral pelas comissões. Na oportunidade os demais vereadores sabatinaram a secretária além de darem diversas sugestões.
Fonte: Da Assessoria
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.