Compromisso com a Educa??o

Professores Municipais passam a receber o piso nacional

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Visualizada: 1560 vezes

Assis d? exemplo e ? um dos primeiros munic?pios do Oeste a pagar o t?o sonhado piso


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto está cumprindo o compromisso firmado com os profissionais de educação no ano passado e igualou o salário da classe ao piso nacional. Na época o prefeito pediu paciência aos profissionais e no início do ano letivo deste ano enviou projeto a Câmara de Vereadores que aprovou por unanimidade o piso nacional dos professores e educadores infantis. Com o piso, os educadores infantis em nível inicial, com 40 horas semanais receberão a partir de R$ 1.697,38. “Os professores recebem equivalente ao plano de cargos e carreiras que analisa o nível e a referência, incluindo nisso a graduação, as pós graduações e ainda o tempo de serviço desse professor ou educador infantil”, afirmou a Coordenadora de Gestão, Fátima Aparecida Sobral. 

Durante o momento em que o prefeito sancionava a Lei que autoriza o pagamento, Marcel Micheletto voltou a afirmar seus compromissos com a educação. “Nossa administração esta fazendo a lição de casa, pois a melhora na qualidade da educação somente pode acontecer a partir da valorização do magistério. Nós queremos  qualidade no ensino de nossas crianças e isso começa pela valorização do seu quadro de professores”, finalizou.

A rede municipal conta com aproximadamente 300 profissionais, entre professores e educadores infantis. Essa estrutura divide-se nos Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais para o atendimento de 3.700 alunos.

A equivalência salarial foi uma das grandes discussões desde que Marcel Micheletto assumiu a prefeitura, inclusive participando de assembleias e inúmeras reuniões com os representantes do sindicato da categoria. Na época os profissionais da educação salientaram que após oito anos era a primeira vez que um prefeito participava de uma assembleia e discutia pessoalmente a questão com a classe.

A secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, afirmou da emoção de ver a luta dos professores ser amplamente discutida e atendida pelo prefeito Marcel. “Sei e acompanhei de perto as discussões em torno do pagamento do Piso Nacional. O prefeito Marcel pediu paciência e com gestão e responsabilidade com o dinheiro público conseguiu já no segundo ano de seu mandato referendar esse compromisso. Essa conquista é de todos os profissionais da Educação, que lutam diuturnamente para um nação melhor”.

O pagamento do piso, realizado na tarde de ontem, sexta-feira (04), causou euforia para os beneficiados. De acordo com a professora Zuleide Furlan, professora na Escola Janice Galdino, o pagamento do piso nacional dos professores é um grande avanço na carreira dos profissionais de educação. “Graças ao empenho do prefeito Marcel, conseguimos realizar esse sonho tão esperado e que desde 2008 estamos almejando”. Ainda segundo Zuleide, o pagamento do piso representa o reconhecimento do trabalho do professor e do educador, bem como uma motivação a mais. “Estou a 22 anos na Educação e essa luta já vem de muito tempo realmente. Parabéns ao prefeito Marcel, por estar efetivando esse compromisso com os profissionais da Educação”.

 

Avanço

De acordo com o professor Cléber Dalamarta de Almeida, professor na Escola Nellita Ramos Sabela, o piso representa um avanço na carreira dos professores. “A lei do piso está em vigor desde 2008 e os professores estão na expectativa e na luta já há alguns anos e agora o prefeito que fez uma promessa em campanha, após muitas reuniões e negociações, está cumprindo o que prometeu. O Marcel pediu paciência para nós professores, aguardamos um ano inteiro e esse ano então está sendo pago definitivamente o piso”.

Para a professora Ana Rúbio, da Escola Nellita Ramos Sabella, a hora chegou. “Até que enfim chegou há nossa hora a nossa vez. Estávamos de fato ansiosos aguardando e acredito que agora trabalharemos mais felizes e motivados”. Segundo a professora, Assis é o sétimo município que está pagando o piso nacional. “A luta é antiga e de todos os professores do Brasil. Pela informação que temos, Assis é o sétimo município a estar pagando o piso nacional”.

 

Valorização

O diretor Hélio Cezarin, da Escola Cherlei Coutrin, acredita que o pagamento do piso demonstra uma maior valorização do poder público para com os profissionais. “A Educação é à base de uma sociedade, desta forma e seguindo esses princípios acreditamos que há muito ainda a melhorar na Educação, mas sem sombra de dúvida o pagamento do piso demonstra a valorização que o prefeito Marcel e toda sua equipe está tendo com a Educação”. A diretora Maria Aparecida Caramelo, da Escola Rui Barbosa, do Silveirópolis, enalteceu o trabalho que a equipe da Educação vem realizando, não só com o pagamento do piso agora, mas também como todos os cursos de capacitação que estão sendo feitos. “Um item indispensável para a valorização do professor é a questão salarial. Estou muito feliz com o Marcel e sua equipe que esse mês está implantando em Assis o piso nacional, onde os professores terão seus salários melhorados, afinal, com melhores salários os professores desempenharam suas funções com mais amor e competência e assim a Educação chateaubriandense atingirá seus objetivos, formando cidadãos atuantes na sociedade”, concluiu. 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //