Terça-feira, 05 de fevereiro de 2019
Visualizada: 1046 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher de Assis Chateaubriand realizará, nesta sexta-feira (8), uma reunião com famílias que demostraram interesse em acolher temporariamente crianças e jovens ou em conhecer mais sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Lançado em novembro do ano passado, o serviço tem por objetivo oferecer possibilidade de convivência familiar e comunitária a crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de desproteção que, por ordem judicial, precisam ser afastados de suas famílias de origem.
Segundo a secretária de Assistência Social, Silvania Dioto, alguns cidadãos demonstraram interesse em participar desse projeto e praticar um gesto de amor a essas crianças em situação de vulnerabilidade social/familiar.
“Quando iniciamos a divulgação do Família Acolhedora, várias famílias se manifestaram favoráveis e até dispostas a fazer parte do mesmo. Por isso, fizemos contato com essas pessoas e marcamos uma reunião para o dia 8 de fevereiro. Queremos também convidar a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre o Serviço de Acolhimento para que participem do encontro, na manhã desta sexta-feira”, comenta Silvania.
A reunião será às 8h, na Oficina do Ofício.
Como funciona
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é público governamental ofertado pelo Município, através de uma equipe técnica específica da Secretaria de Assistência Social, formada por uma psicóloga e uma assistente social.
A família acolhedora precisa ser moradora de Assis Chateaubriand há mais de três anos, ter idade acima de 21 anos e condições sociais para prover as necessidades da criança, entre outras questões analisadas.
Cada família poderá acolher a criança ou o adolescente por um período máximo de dois anos. A partir de então, a Justiça decidirá se ela será reinserida à sua família de origem ou encaminhada para adoção.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, onde é feito cadastro, avaliação e, se atendidos os critérios, seleção e capacitação para receberem as crianças em seus lares. Como incentivo, a família recebe uma bolsa auxílio de um salário mínimo.
Município amplia prazo para Consulta Pública do Plano Municipal de Arborização
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 15 de setembro
Setembro Amarelo: Acolhimento e saber como caminhos de prevenção
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.