Sexta-feira, 10 de maio de 2019
Visualizada: 1604 vezes
Ouvir matéria
Como parte das ações de Campanha Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, uma passeata foi realizada pela Avenida Tupãssi, em Assis Chateaubriand, na manhã da última terça-feira (7). O objetivo foi chamar a atenção da sociedade sobre a importância do envolvimento de todos no combate a essa prática criminosa.
Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e da Mulher, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), o movimento celebra a Lei 9.970 de 1998 que sancionou, em 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, criado em lembrança de um bárbaro crime que chocou o Brasil em 1973, em Vitória, no Espírito Santo, onde uma menina de apenas 8 anos de idade, chamada Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de uma tradicional família capixaba.
A criança foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, tendo seu corpo encontrado desfigurado por ácido, mas o silêncio da sociedade e a falta de denúncias na época decretaram a impunidade dos envolvidos.
“Estamos levando o tema para as escolas e queremos convocar a população para que não se cale diante de abusos contra as nossas crianças e adolescentes. Todos são fundamentais e precisam assumir a responsabilidade de ajudar na prevenção e no enfrentamento da violência sexual que, infelizmente, afeta muitas famílias no Brasil. Por isso, denuncie!”, clama a secretária de Assistência Social, Silvania Dioto.
As denúncias devem ser feitas pelo Disque 100. Elas são anônimas e a ligação é gratuita. Os casos e suspeitas também podem ser levados para o Conselho Tutelar, ao CREAS ou à polícia.
A passeata pelo Centro da cidade contou com participação de servidores municipais, alunos e representantes do Conselho Tutelar e do Núcleo Regional de Educação.
“Ainda como parte da campanha, no dia 28, realizaremos um encontro com crianças dos 5º anos, no Auditório Municipal da Prefeitura, para informá-los e despertá-los sobre o tema”, finaliza a coordenadora do CREAS, Vanessa Galdino Sanches.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.