Quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Visualizada: 935 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand iniciou mais um grupo do Programa de Combate ao Tabagismo, criado com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. Aberta no último dia 14, a turma conta com 20 pacientes que se reúnem em oito sessões, sendo cinco semanais, duas quinzenais e uma mensal, na Unidade de Saúde Maria Efigênia.
O grupo é conduzido por oito profissionais, sendo: médico Dauton Avello, enfermeira Marilene da Silva, farmacêutico Rafael da Rocha, psicóloga Vera Lúcia Perin, nutricionista Luzia Vieira, odontóloga Marta Costódio e Agentes Comunitárias de Saúde Adriana Melli e Inês Kray.
A abordagem aos participantes é comportamental e cognitiva, além da medicação prevista pelo Ministério da Saúde, de acordo com a prescrição do médico acompanhante. Dentro das dinâmicas, há ações que incentivam também a adoção de práticas e hábitos saudáveis, haja vista a importância do comprometimento do paciente em ir aos encontros.
Após o término das sessões e conforme a necessidade do paciente, o programa encaminha para outros serviços e programas da rede pública de saúde do município.
“Os resultados do Programa de Combate ao Tabagismo são animadores. Evidenciamos que 40% dos pacientes abandonaram o fumo após passarem pelo grupo. É um índice muito satisfatório dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Com esse indicador positivo, daremos continuidade ao trabalho para que mais pacientes possam ter a possibilidade de enfrentar e vencer o vício do fumo”, diz o secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.