Terça-feira, 12 de novembro de 2019
Visualizada: 1325 vezes
Ouvir matéria
Com o objetivo de formar uma cultura de desenvolvimento sustentável e que as crianças levem para suas famílias, sendo multiplicadoras de ideias que visam a preservação ambiental, a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inova e vem desenvolvendo um projeto de compostagem nas escolas, chamado de Programa de Compostagem Escolar.
O mesmo conta com total apoio do prefeito, João Pegoraro, e consiste num processo biológico que acelera a transformação de matéria orgânica em adubo natural, que pode ser utilizado na produção de alimentos, como verduras, legumes e frutas, bem como em jardins – substituindo o uso de produtos químicos.
Trata-se de uma técnica de decomposição que necessita de oxigênio para seu funcionamento. “Pega-se os resíduos orgânicos gerados nas escolas, basicamente restos de alimentos, que são misturados com folhas e galhos triturados pelo próprio Município, e forma-se rolos de aproximadamente 750 quilos. Eles não geram mau cheiro e produzem estimados de 350 a 450 quilos de adubo, cada, que será utilizado em hortas”, explica o chefe da Unidade de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Vinícius Carrasco.
De acordo com ele, o ciclo para transformar cada estrutura de material orgânico em compostagem é de 120 dias, período em que os microrganismos fazem o trabalho de decomposição.
Todo esse processo é apresentado aos alunos, que são envolvidos e conscientizados da importância da gestão correta de resíduos. Atualmente, o projeto é desenvolvido nas escolas Cherlei Coutrin de Oliveira, Nellita Ramos Sabella, Mercedes Carrilho, Luiz Osíris, Bragantina e Nice, e no CMEI Criança Esperança.
Em apenas três meses de operação do programa, estão sendo tratados 16 toneladas de resíduos e a previsão é que esse acúmulo se transforme em quase 5 toneladas de composto natural.
“Queremos expandir esse sistema para todas as escolas da rede municipal, pois, desta forma, também estaremos obedecendo a uma das diretrizes da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Estamos trabalhando para o desenvolvimento de Assis Chateaubriand e queremos que esse processo ocorra de forma sustentável, e ideias como esse Programa de Compostagem é exemplo e também nos gera economia de recursos públicos na destinação de resíduos, além de contribuir para a redução do impacto ambiental”, enfatiza o prefeito, João Pegoraro.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.