Sábado, 21 de março de 2020
Visualizada: 3666 vezes
Ouvir matéria
Medida visa isolamento para evitar propagação do COVID-19
Com o objetivo de aumentar a segurança da população neste período de pandemia, o prefeito de Assis Chateaubriand, João Pegoraro, determinou a criação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) que, após estudos a avaliações, decidiu pelo fechamento do comércio de Assis Chateaubriand. A medida vigora a partir de segunda-feira (23) e terá duração inicial de 14 dias.
Instituído com a finalidade de implementar ações de caráter preventivo na saúde pública do município, o Comitê é formado por autoridades e várias lideranças da comunidade. Por mais de duas horas, em reunião realizada nesta sexta-feira (20), no Auditório do Centro de Convenções do Paço Municipal, discutiu-se novas decisões e, entre elas, a de se fechar todos os estabelecimentos comerciais da cidade (com exceção se setores considerados imprescindíveis), a fim de evitar a aglomeração de pessoas e propagação do vírus que já fez milhares de vítimas em vários países do mundo.
O decreto, a ser publicado neste sábado (21), autoriza a abertura, das 8h às 20h, apenas de supermercados, mercados, mercearias, conveniências, açougues e peixarias, centros de abastecimento de alimentos, panificadoras, farmácias e fornecedores de insumos à saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água mineral, além de lojas de venda de alimentos de animais e serviços funerários, porém, com restrições a serem seguidas, como limitação de tempo e público, cabendo aos proprietários organizar a estrutura de atendimento e higienização, intensificando limpezas do ambiente e disponibilizando álcool em gel a clientes e colaboradores, conforme estabelece o decreto, de acordo com o ramo de atividade.
Supermercados, mercados, conveniências e congêneres poderão atender de segunda a sábado com limitação de acesso a 30 pessoas, no máximo, ficando limitada a entrada de apenas uma pessoa por família, proibindo acesso de crianças.
Bares, academias, salões de beleza, tabacarias, locais de festas, parques e piscinas, feiras, lan houses, distribuidoras de bebidas, lojas e demais estabelecimentos estão proibidos de abrirem durante a vigência do decreto. Quem descumprir receberá multa de R$ 1.045 a R$ 10.450, além de perder o Alvará de Licença para funcionamento (no caso de pessoa jurídica). Também está proibida a realização de shows e de atividades religiosas e comerciais.
Com relação a lanchonetes, restaurantes, pizzarias, food trucks, assados e afins, fica autorizada apenas a venda com entregas à delivery, sendo vedado a colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial e acomodação de clientes.
A fiscalização será feita pelo Município e por membros do Comitê, como a Polícia Militar, integrante da organização.
“Por orientação e determinação de autoridades de saúde, e avaliando os cenários internacional e nacional, iremos tomar decisões impactantes, mas relevantes e necessárias para garantir a segurança da nossa população. Isso é prioridade. O objetivo é amenizar o ápice do coronavírus na realidade local para evitarmos grandes perdas,” afirma o prefeito João Pegoraro, que finalizou orientando: “fiquem em casa, principalmente quem tem 60 anos ou mais. Fiquem em casa”.
As medidas preventivas adotadas pelo Governo Municipal têm apoio do Ministério Público, que participou da decisão e foi uma das partes da sociedade que recomendou o fechamento do comércio.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) contou com presença de profissionais, representantes e líderes de várias entidades e órgãos, como: Associação Comercial (ACIAC), Câmara Municipal, Hospital Beneficente Moacir Micheletto, Igrejas Católicas e Evangélicas, Polícia Militar, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de secretários e diretores municipais, assessoria do deputado estadual Marcel Micheletto e imprensa local.
Na discussão, todos tiveram espaço para opinar e sugerir, e foram orientados sobre as recomendações a serem seguidas neste período de pandemia.
Outras medidas
Outras medidas também foram tomadas, nesta sexta-feira, como o fechamento do Paço Municipal para atendimento ao público, com exceção dos setores essenciais e em casos urgentes, que farão plantões internos (com limitação de servidores) para atender as necessidades básicas, como nos Serviços Urbanos e, principalmente, na Saúde.
Anteriormente, num primeiro decreto, a Administração Municipal já havia adotado outras medidas, como suspensão de aulas por tempo indeterminado na rede municipal de ensino, além da realização de atividades esportivas e recreativas, reuniões e encontros de grupos, assim como eventos promovidos pelo Município, bem como recomendou que medidas semelhantes sejam seguidas por toda a sociedade, a fim de evitar aglomeração de pessoas.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.