Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Visualizada: 891 vezes
Ouvir matéria
Após meses de atividades, o Tiro de Guerra 05-015 de Assis Chateaubriand encerrou o Ano de Instrução 2020 com a formatura dos 41 atiradores matriculados. Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (27), no pátio do TG, foram entregues divisas aos monitores promovidos a soldados ou a cabos da reserva de 2ª Categoria.
Coordenada pelo 1º Sargento Daniel de Castro, a cerimônia foi cautelosa e contou com a presença do prefeito, João Pegoraro, diretor honorífico do Tiro de Guerra. Para evitar aglomeração, por conta da pandemia da Covid-19, desta vez, não houve participação de familiares e amigos dos jovens.
Durante o evento, foram entregues diplomas ao 1º lugar no Curso de Formação de Cabos, ao Atirador Destaque do Ano, ao Melhor Combatente e ao Atirador Mais Disciplinado.
“Parabéns a todos os atiradores e obrigado ao TG pelos importantes trabalhos desempenhados na comunidade! Também lembro que é preciso que todos mantenham os cuidados preventivos para amenizar a disseminação do novo coronavírus”, discursou o prefeito Pegoraro.
Durante o ano de instrução, iniciado em março, os jovens realizaram atividades teóricas de educação moral e cívica, estado de direito, obrigações e deveres, ações comunitárias, meio ambiente, além de instruções militares. Na prática, foram realizadas atividades de tiro e campo, acampamento com técnicas especiais e marchas de 8 km, 12 km e 16 km. O Tiro de Guerra também colaborou em várias ações do Município, como nas campanhas do agasalho, de combate à dengue e de enfrentamento à Covid, entre outras.
“O ano foi difícil, mas a pandemia nos trouxe muito aprendizado. Diante das incertezas, a nossa mensagem aos monitores foi para que eles continuem enfrentando as dificuldades, seguindo em frente, que sejam líderes no local onde estejam, continuem participando de ações em prol da comunidade e na ajuda ao próximo”, disse o 1º Sargento Castro.
Subordinado ao Ministério da Defesa, o Tiro de Guerra é uma organização militar responsável pela formação de soldados reservistas que, ao completarem 18 anos, são convocados para o Serviço Militar. Ao cumprir o ano de instrução, os jovens recebem o Certificado de Reservista, que, assim como o Certificado de Dispensa, é um documento essencial para todo cidadão brasileiro, sendo obrigatório em inscrições de vestibulares e para efetivar matrículas em instituições de ensino mantidas pelo governo, prestar concursos e assumir funções públicas, assim como para emissão de passaporte.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.