Sábado, 26 de junho de 2021
Visualizada: 2506 vezes
Ouvir matéria
Município divulga nota de esclarecimento sobre situação temporária de estadia da rua
O Município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Mulher e seus Equipamentos CRAS e CREAS divulga nota de esclarecimento em relação a matéria publicada nos meios de comunicação na sexta-feira (25) que diz respeito a pessoa em situação de rua na cidade.
A secretaria esclarece que o caso em questão diz respeito a pessoa em situação de rua, o que não caracteriza pessoa moradora de rua ou em situação de mendicância e sim, uma situação temporária de estadia da rua.
Como de protocolo nestas situações a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e também do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, ao terem conhecimento da situação em questão, realizaram a abordagem social, ouvindo os anseios do cidadão e ofertando os serviços públicos existentes. Dentre esses serviços foram ofertadas passagens e realizado o contato telefônico com familiares de primeiro grau que garantiram apoio e acolhida ao mesmo, se retornasse a sua cidade.
Nas abordagens assim como na matéria, foi mencionado pelo cidadão que ele já recebe alimentação de terceiros e que isso não era uma necessidade. Também foi orientado a realizar seu Cadastro Único porque o mesmo é porta de acesso para outros programas sociais do governo federal.
Quanto ao processo junto ao INSS, foi esclarecido que o mesmo pode ser movimentado em qualquer agência, independente daquela em que foi iniciado o processo, não sendo este um empecilho para retorno do cidadão a sua cidade.
Cabe mencionar que todo o acompanhamento e relatórios dos atendimentos efetuados foram encaminhados ao Ministério Público o qual também já acompanha o caso.
É importante esclarecer que as ações executadas tiveram o objetivo de oportunizar serviços, e ainda respeitar a autonomia do cidadão e seu direito à liberdade de escolha, uma vez que foi ofertado formas de retorno a sua cidade de origem e orientações quanto a transferência do processo junto ao INSS, mas que foi respeitado o seu desejo de permanência no município.
Existem outras informações relevantes sobre o caso e acontecimentos que o envolvem, mas que não serão divulgados por questões de sigilo profissional e exposição do cidadão.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.