Quinta-feira, 16 de setembro de 2021
Visualizada: 626 vezes
Ouvir matéria
Assis Chateaubriand adere a programa para documentar moradias sem titularidade
Primeira audiência foi com moradores do Hélio Laghi
Com olhar voltado para todas as áreas do município, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, desde que assumiu o governo, solicitou que pudesse buscar alternativas para sanar o problema relacionado a moradias irregulares no município. Após algumas tratativas realizadas pelo município através da Secretaria de Habitação e Assuntos comunitários, aderiu em maio ao Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal do Tribunal de Justiça do Paraná, o qual objetiva documentar as moradias sem titularidade
Na noite de terça-feira (14), ocorreu a primeira audiência pública, de uma série que serão realizadas. Foi no Clube do Vovô, e foi com moradores do Conjunto Hélio Laghi, que está consolidado há vários anos no município.
Inicialmente foi apresentado a estimativa de 810 moradias com irregularidades correspondendo às seguintes localidades: Patrimônio de Silveirópolis; Conjunto Hélio Laghi; Conjunto Bela Vista; Conjunto Olinda Sperafico; Conjunto Felipe Passoni, Conjunto João Motta e Praça Nice no distrito de Encantado do Oeste.
Quem fez a apresentação da proposta de trabalho e convite para adesão dos moradores do Conjunto Hélio Laghi ao programa foi o juiz TJPR Ricardo Piovesan.
Para execução do trabalho, o município manifestou a necessidade de auxílio técnico por ente privado, sendo disponibilizado pelo TJPR, através de sua coordenadoria, a indicação da empresa Propriedade Legal Regularizações Fundiárias, com a qual Assis Chateaubriand firmou parceria em junho/2021.
Desde então a empresa vem realizando análises e estudos para desenvolvimento do Programa conforme plano de trabalho entregue presencialmente, com a colaboração da equipe da secretaria de Habitação e Engenharia com apresentação da documentação que se fizerem necessárias.
"É extremamente gratificante proporcionar isso para as pessoas e assim possam obter titularidade e realizar isso de forma legal. Foi um dos primeiros pedidos feitos à Secretaria de Habitação e Assuntos Comunitários, que tem à frente o Ademir Dioto, conhecido como “Farofa”, a Carla Andresa Ferreira, Assistente Social e Ariele Raianne de Souza, agente administrativa. Nós temos mais de oitocentos moradias para ser regularizadas e eu tenho certeza que em breve iremos entregar o documento de titularidade da casa, que é aquilo que cada família está na busca que é a garantia legal da sua habitação”.
“Trata-se de uma oportunidade única, que foi possibilitada através desta ação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Poder Executivo com apoio da Câmara, para assim garantir a todas as famílias um título de propriedade. Lógico, depende da decisão de aderir ou não ao programa, é uma opção viável para que as famílias possam ter segurança, dignidade e cidadania através do programa Moradia Legal no estado do Paraná”, assegurou o presidente Matheus Henrique Ribeiro Marques.
“Hoje o Tribunal de Justiça junto com o município e o prefeito Valtinho está aqui pra dar dignidade. Vocês serão proprietários, um pedacinho aqui de Assis Chateaubriand vai ser de vocês, porque todo mundo tem que ter uma casa, para fazer o que quiser, crescer, criar filhos e deixar pra eles essa segurança. E é isso que o Tribunal veio fazer, entregar para as famílias a cidadania e dignidade”, destacou o juiz do TJPR Ricardo Piovesan.
Representantes da empresa que está executando o trabalho Dr Naim Akel Neto - Diretor empresa Propriedade Legal, Hermínio Varesqui - Gerente Regional Propriedade Legal e Thailon Souza - Colaborador Propriedade Legal. Os moradores que aderiram ao programa serão atendidos a partir de quarta-feira (15), após o agendamento.
Estiveram presentes na audiência pública o vice-prefeito licenciado Cloves Luiz Angeleli, Secretário de Habitação e Assuntos Comunitários- Ademir Adilson Diotto, Secretaria da Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral, Secretário do Esporte, Márcio Orlandini, Secretário de Governo – Claudenir Honório da Silva, representante do Conselho de Habitação- COHASSIS- Paulo Dias Lima, e os vereadores Ademir Aparecido da Silva, Elizandréia Pardinho Silva, Franciane Sonni Martins Micheletto, Francisco do Nascimento, Joaquim Martins Cardoso e Osmar Aparecido Rinki.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.