Segunda-feira, 05 de setembro de 2022
Visualizada: 401 vezes
Ouvir matéria
Assis Chateaubriand realiza reunião sobre o programa Cidades Sustentáveis
Prefeito Valtinho assina termo de compromisso
Na quinta-feira (1), aconteceu uma reunião para tratar de assuntos relacionados ao Programa Cidades Sustentáveis. O Projeto visa o cumprimento da Agenda 2030, criada em setembro de 2015, onde representantes dos 193 Estados-membros da ONU, inclusive o Brasil, se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza e da fome em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global é requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Ao adotarem o documento "TRANSFORMANDO O NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos, sem deixar ninguém para trás. É um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz Universal.
A Organização das Nações Unidas apresentou aos países-membros uma agenda para o desenvolvimento sustentável, com o propósito de estabelecer metas, prazos e compromissos para o enfrentamento dos principais problemas globais. A intenção era envolver governos, sociedade civil e o setor privado em um conjunto de ações que reduzam a fome e a pobreza nos países, minimizem os efeitos das mudanças climáticas e garantam mais igualdade e qualidade de vida às pessoas.
O plano/pacto indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que são chamados de os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O prazo estipulado foi até o ano de 2030, como prazo para que a humanidade alcance os compromissos assumidos.
Presentes na reunião Rosimar Jorge, responsável pela coleta de dados e alimentação da plataforma e Cássia Tamparowsky, responsável pelas ações dentro do projeto, Érico Aparecido Malvezi, Diretor do Departamento de Comunicação Social, Solange Aparecida Malagute Tavares, Gerente de Compras e Licitações, Esmair Raphael Ferraz Martins, Procurador-Geral do Município, representante da Câmara Municipal, Vereador José Carlos Alves da Rocha (Caxi) e representantes da Itaipu Binacional, PTI e Cepagro.
“A adesão do Município de Assis Chateaubriand ao Programa Cidades Sustentáveis, é uma oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento do município a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas”, salientou a coordenadora do Projeto - Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli - Secretária do Trabalho, Empregos e Turismo.
Por estarem mais próximos das populações, os governos locais são atores-chave para o alcance das metas e dos objetivos, e consequentemente dessa agenda.
“Os objetivos principais do programa são em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar a gestão pública, incentivar a participação cidadã e promover Assis Chateaubriand mais sustentável'', destacou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.