Sexta-feira, 14 de julho de 2023
Visualizada: 207 vezes
Ouvir matéria
Cães e gatos são castrados em Assis Chateaubriand por meio do Programa Castrapet
343 animais
O município de Assis Chateaubriand, foi agraciado com o Programa Castrapet, a iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) com o objetivo de controlar a população de animais de rua por meio da castração de animais de estimação, após pedido do deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.
Com um investimento de R$ 75 mil, o programa castrou 343 animais, entre cães e gatos, com idade entre 6 meses e 10 anos. A ação aconteceu dos dias 12 a 14 de julho no Centro de Eventos Ângelo Micheletto, pavilhão de Indústria e Comércio e contou com profissionais capacitados para realizar as cirurgias.
Os animais foram castrados gratuitamente e receberão os cuidados necessários antes e depois da cirurgia. A iniciativa é uma oportunidade para que os donos de animais possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus pets e também para a redução do número de animais abandonados nas ruas.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressalta que a castração é uma medida importante para evitar doenças, reduzir a agressividade e diminuir a reprodução descontrolada. Ele faz questão de fazer um reconhecimento ao governador Ratinho Júnior pela implementação do programa e ao deputado estadual Marcel Micheletto que fez essa ponte junto ao Secretário da Sedest Marcio Nunes. Além disso, ele agradece às pessoas voluntárias que fazem um trabalho junto à APASBAC que de forma voluntária cuidam de tantos animais.
Girlene Jacob, médica veterinária, fiscal e coordenadora do Castrapet, destaca que este é o terceiro ciclo do programa e que retorna a Assis Chateaubriand com um saldo remanescente, pois o município atingiu a estimativa de castração por meio de critérios de seleção e contrapartida. Segundo ela, “São feitas as inscrições, os animais devem estar em jejum e necessitam de um pré-operatório e ainda é dado um suporte pós-operatório aos tutores com muitas informações, pois o animal sai castrado e microchipado e com medicação, sem custo ao tutor e nem para o município”.
O Promotor Sérgio Braz Segurado Filho, destaca que o município de Assis Chateaubriand e o estado do Paraná, unem-se e somam esforços para a castração de animais e isso é de extrema importância e todos os cidadãos devem ter a consciência e a responsabilidade pelo trato dos animais que são dependentes.
Luciane Izabel Diogo, presidente da Associação de Proteção aos Animais Socorro Bicho de Assis Chateaubriand – APASBAC, afirma que o Castrapet colabora muito com o trabalho da entidade, pois diminui as brigas de rua onde os tutores colocam as fêmeas no cio fora do portão e muitos machos se aglomeram onde gera briga, atropelamento e incômodo para a população.
A castração é uma medida fundamental para controlar a população de animais de rua e promover a saúde e o bem-estar dos animais. Além disso, é uma forma responsável de evitar a reprodução descontrolada e diminuir os casos de abandono. O Programa Castrapet é uma iniciativa importante que deve ser incentivada em todos os municípios do país. É fundamental que as autoridades públicas se envolvam em ações como essa, visando o bem-estar dos animais e da população em geral.
Os tutores de animais que não conseguiram se cadastrar na ação do governo do estado, devem realizar o protocolo pelo site do município ou no paço municipal e em caso de dúvidas entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente.
Na quinta-feira(13), o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, juntamente com o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças Cloves Luiz Angeleli, promotor de justiça Sergio Segurado Braz Filho, Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo Milene Angeleli, Secretário da Saúde Fabio Fantin Camilo, Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente Leandro Silva Carlos, a vereadora Elisângela Silva de Oliveira , Diretor de Meio Ambiente Eduardo Schmatz, Simoni Correa Mantovan Diretora Vigilância em Saúde e do assessor do deputado estadual Marcel Micheletto, Claudenir Honório da Silva.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.