Segunda-feira, 06 de maio de 2024
Visualizada: 233 vezes
Ouvir matéria
Campanha “Maio Laranja” de Prevenção e Enfrentamento a violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Ações serão realizadas durante o mês de maio
No sábado, dia 4, a Praça dos Pioneiros (Chafariz) foi palco da abertura oficial da Campanha “ Maio Laranja”, de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este evento marca o início de uma importante iniciativa para conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e mobilizar esforços para combatê-lo.
O triste episódio que marcou a história do Brasil em 1973, com o brutal crime contra Araceli Cabrera Sanches, serve como um símbolo da violência cometida contra crianças. A crueldade sofrida por Araceli, de apenas 8 anos, evidenciou a necessidade de se combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, como forma de manter viva a memória de Araceli e reafirmar a responsabilidade da sociedade em proteger seus direitos.
Durante o evento, a Secretaria de Assistência Social e da Mulher, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), montou o "Jardim da Proteção" na praça. Algumas flores pretas foram dispostas para simbolizar as crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual e atendidas pelo CREAS no ano de 2023.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade para minimizar esse grave problema. Ele enfatizou que a violência contra crianças e adolescentes não é exclusividade de um local específico, mas sim uma realidade que precisa ser enfrentada em todo o Brasil e no mundo.
A Secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, apresentou dados alarmantes. Em 2023, foram registrados 32 atendimentos, sendo que destas 07 crianças/adolescentes foram abusadas pelos pais ou mãe biológicos e 72% das crianças abusadas foram vítimas dos próprios familiares (irmão, tio, avô, primo). Reforçando a importância de estarmos informados e atentos para prevenir esta forma de violência.
A vereadora Franciane Micheletto reforçou o compromisso da Câmara Municipal em participar ativamente dessa importante batalha contra a violência sexual infanto-juvenil. Ela ressaltou a necessidade de envolvimento de toda a sociedade nesse desafio.
Diante dos dados apresentados, é fundamental que as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes sejam intensificadas. Durante o mês de maio serão realizadas várias atividades envolvendo crianças e adolescentes da rede municipal e estadual.
Na quinta-feira (9), será realizada uma palestra com o tema “ A arte de Proteger”: Capacitação de Educadores para prevenção e combate ao abuso sexual infantil.
A denúncia desses crimes é crucial para proteger as vítimas e responsabilizar os agressores. A mobilização da sociedade e o engajamento de órgãos governamentais e entidades civis são essenciais para garantir um futuro mais seguro e digno para nossas crianças e adolescentes.
Estiveram presentes a Secretária do Trabalho, Emprego, Turismo, Milene Angeleli, a equipe da Secretaria de Assistência Social e da Mulher, vereadores Ademir Aparecido da Silva, Elizandréia Pardinho da Silva, Francisco do Nascimento e Osmar Aparecido Rinki, Aureni Pego Presidente do CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Fernando Hafemann de Paula, representando a ACIAC- Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand.
Assis Chateaubriand marca presença na Conferência Estadual das Cidades do Paraná
Prefeitura abre chamamento público para patrocínio da 59ª Expo Assis 2025
Município de Assis Chateaubriand adquire bisturi ultrassônico para o Castramóvel
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.