Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Visualizada: 157 vezes
Ouvir matéria
Presidente da AMP, Marcel Micheletto, faz balanço positivo da XXVI Marcha a Brasília, que encerra com Carta Aberta ao Governo Federal e ao Congresso Nacional
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, fez um balanço positivo da XXVI Marcha a Brasília dos Municípios, promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), que terminou hoje. Mais de 150 prefeitos e cerca de 700 representantes do Paraná participaram do encontro.
Anteontem, na reunião com a bancada federal do Estado, liderada pelo deputado Toninho Wandscheer, Micheletto, a Diretoria da AMP e os prefeitos do Estado garantiram o apoio da quase totalidade dos 33 parlamentares a uma das reivindicações fundamentais da Marcha: as emendas à chamada PEC da Sustentabilidade Fiscal (PEC 66/2023).
As emendas estabelecem: 1)Aplicação automática das novas regras previdenciárias da União para os Municípios, caso não consigam adotar, no prazo de 18 meses após promulgação, regras de elegibilidade, de cálculo e de reajustamento de benefícios que promovam resultado financeiro e atuarial assemelhado ao das regras aplicadas ao RPPS da União, 2)Maior gradação do limite de comprometimento da receita corrente líquida com pagamento de precatórios, mantendo o limite máximo de 10 anos para quitar o estoque com o objetivo de contemplar os Municípios mais afetados atualmente, 3)Utilização do IPCA para correção da taxa de juros das dívidas previdenciárias dos Municípios, adicionado de juros de até 4%. Além disso, também foi proposto que as demais dívidas dos Municípios com a União sejam refinanciadas em 360 meses.
COMITÊ GESTOR DO IBS
Um segundo avanço foi o possível acordo da CNM com a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) para a retirada da ação ingressada pela Frente no STF (Supremo Tribunal Federal) em torno da composição do Conselho Gestor do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
A retirada da ação garante uma participação isonômica dos municípios no Conselho, que centralizará o recolhimento do IBS feito pelos contribuintes de todo o País, efetuará a compensação de débitos e créditos e distribuirá, de forma automática, a receita aos Estados e Municípios.
MULHERES E IR
Outro destaque foi a participação das mulheres prefeitas e vice-prefeitas do Paraná na Marcha. No painel “Mulheres Municipalistas”, coordenado pela presidente do Movimento Mulheres Municipalistas, Tania Ziulkoski, as vice-prefeitas de todo o Brasil foram representadas pela vice-prefeita de Assis Chateaubriand, Franciane Micheletto, primeira-dama da AMP. A prefeita de Astorga e presidente do MMM (Movimento Mulheres Municipalistas), Suzie Pucillo; e a presidente da Frente Municipalista da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Cunha, também participaram do painel, além de várias prefeitas do Estado.
Finalmente, Marcel Micheletto destacou a posição do relator do projeto de lei que isenta os brasileiros que ganham R$ 5.000 por mês do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), o deputado Arthur Lira (PP-AL). Lira disse que o texto não vai avançar no Congresso sem a devida compensação aos Estados e municípios pela menor arrecadação com o IR. A Marcha acabou com a aprovação de uma Carta Aberta ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, que foi lida pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
FONTE - AMP
JEPS Bom de Bola: Fase Municipal em Assis Chateaubriand terá início no dia 11 de agosto
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Assis Chateaubriand faz chamada de aprovado em concurso público
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.