Sexta-feira, 11 de julho de 2025
Visualizada: 168 vezes
Ouvir matéria
Inaugurado novo CRAS em Assis Chateaubriand com o nome de Padre José Aparecido Bilha
Nesta quinta-feira (10), o município de Assis Chateaubriand avançou no fortalecimento das políticas públicas de assistência social com a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Jardim Progresso. A nova unidade, localizada na Avenida São Paulo, foi projetada para atender as demandas sociais da população de forma eficiente e acolhedora. Com uma área total de 236,49 m², o projeto recebeu um investimento total de R$ 762.755,79, sendo R$ 278 mil provenientes de recursos a fundo perdido, viabilizados por meio da atuação do então deputado estadual Marcel Micheletto. O restante do valor foi custeado com recursos próprios do município.
O espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e funcionalidade, contando com recepção, sala de Cadastro Único, sala de reuniões, três salas de atendimento individualizado, copa/cozinha, lavanderia, almoxarifado, área administrativa, duas salas para equipes técnicas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência e funcionários.
Entre os serviços que serão disponibilizados no novo CRAS estão o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Programa Bolsa Família e orientações para acesso a outras políticas públicas. Além disso, o equipamento atuará como um ponto de apoio essencial para famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo encaminhamentos e ações que visam à inclusão e melhoria da qualidade de vida.
O centro recebeu o nome de "Centro de Referência de Assistência Social Padre José Aparecido Bilha", em homenagem ao padre, conhecido como Padre Cido, ele nasceu e cresceu no interior do município e teve uma trajetória marcante como vigário na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e pároco na Paróquia São Francisco de Assis. Sua atuação não se limitou ao âmbito religioso; ele também foi um grande apoiador das causas sociais, deixando um legado significativo para a população. Atuou 28 anos como sacerdote e faleceu em novembro de 2022 em Guaíra.
Durante a cerimônia o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, destacou a relevância do equipamento para a comunidade local e ressaltou a importância de homenagear figuras como Padre Cido, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento social da região. O prefeito também destacou a necessidade de ampliar a rede de assistência social no município, justificando a criação de uma segunda unidade do CRAS como resposta às demandas crescentes da população.
Assis Chateaubriand promove reunião sobre Regularização Fundiária pelo Programa Moradia Legal
Secretaria de Assistência Social realiza busca ativa via chamamento
Secretaria de Assistência Social realiza busca ativa via chamamento
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.