Sexta-feira, 01 de agosto de 2025
Visualizada: 32 vezes
Ouvir matéria
Assis Chateaubriand realiza solenidade do Agosto Lilás em Combate à Violência Contra a Mulher
Na sexta-feira, dia 1º, o município de Assis Chateaubriand promoveu uma importante solenidade como parte da Campanha Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A ação ocorreu nos pergolados na Avenida Tupãssi, dentro da programação do Agosto Lilás, iniciativa que busca conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres e fortalecer a luta pelo fim do feminicídio.
A campanha, lançada oficialmente no dia 22 de julho pela Secretaria de Assistência Social e da Mulher, incluiu a realização da 3ª Caminhada Contra o Feminicídio. Este evento simbólico reuniu moradores e autoridades locais em um esforço conjunto para promover o debate e a mobilização contra as agressões físicas, psicológicas e sociais que afetam milhares de mulheres em todo o país.
Como parte das atividades do Agosto Lilás, Assis Chateaubriand recebeu novamente o ônibus lilás, uma unidade móvel de atendimento itinerante que tem como objetivo oferecer suporte às mulheres em situação de violência. O veículo é equipado para prestar orientações jurídicas, psicológicas e sociais, além de promover ações educativas sobre os direitos das mulheres e os mecanismos disponíveis para proteção contra abusos.
O prefeito em exercício de Assis Chateaubriand, Osmar Rinki, destacou em seu discurso a relevância das ações realizadas no âmbito do Agosto Lilás. Ele enfatizou que o combate à violência contra a mulher deve ser uma prioridade constante na agenda pública e que iniciativas como essa são fundamentais para promover mudanças culturais e sociais.
Susana Borella também ressaltou que a campanha é um chamado à reflexão e ao engajamento coletivo. Segundo ela, é essencial que todos os setores da sociedade se mobilizem para garantir que as mulheres tenham seus direitos respeitados e que possam viver em um ambiente seguro e livre de opressão.
O evento contou com vários parceiros, entre eles a OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Assis Chateaubriand, representado pela vice-presidente, Marina Soares Garcia Sackser, na qual disponibilizou profissionais advogados para prestarem atendimento às mulheres. Ainda o Odontomóvel da Secretaria de Saúde, esteve à disposição para atendimentos às mulheres, bem como foi oferecido vacinação. E outras empresas parceiras ofereceram serviços aos participantes.
A solenidade contou com a presença do vereador Francisco do Nascimento e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Janaína Franzolin e da presidente da Academia de Letras do Oeste do Paraná- ALOP- Celina de Oliveira Barbosa Gomes.
Agosto Azul: Assis Chateaubriand promove ações de saúde para homens acima de 40 Anos
JEPS Bom de Bola: Fase Municipal em Assis Chateaubriand terá início no dia 11 de agosto
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.