Inscrições seguem até o dia 17 e mais de mil artistas serão premiados

Prêmio memorial de vivências vai coletar depoimentos de trabalhadores da cultura durante pandemia

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022

Última Modificação: 04/02/2022 15:42:47 | Visualizada 262 vezes


Ouvir matéria

Prêmio memorial de vivências vai coletar depoimentos de trabalhadores da cultura durante pandemia

Inscrições seguem até o dia 17 e mais de mil artistas serão premiados

A Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, lançou o edital do Prêmio Memorial de Vivências que premia relatos de experiências durante a pandemia. Dentro da lei Aldir Blanc, serão contemplados 745 artistas do interior e 320 da capital em várias modalidades. Vários chateaubriandenses já se inscreveram e estarão participando do prêmio.

O objetivo é a premiação da coleta de depoimentos audiovisuais, em formato digital, de trabalhadoras e trabalhadores da cultura, pessoas físicas, domiciliadas no Estado do Paraná há, no mínimo, 02 (dois) anos, para compor o Memorial que registre as expressões, nas diferentes linguagens artísticas e culturais, das vivências, saberes e fazeres desses trabalhadores(as) durante o período pandêmico, como ação de fomento ao setor da cultura, nos termos da Lei Aldir Blanc.

Segundo o edital serão concedidos 1.065 (mil e sessenta e cinco), prêmios por meio do Projeto Vivências à Trajetória, em vista da contribuição feita à cultura do Paraná, no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

A inscrição será realizada até as 18h do dia   17/02/2022, por meio do sistema SisProfice, que permite realizar de forma on-line todo o processo de inscrição de propostas, habilitação documental, análise de mérito, recursos e seleção dos(as) aprovados(as).

A Coordenadora de Cultura de Assis Chateaubriand, Vera Lúcia do Nascimento, ressalta a importância da participação dos chateaubriandenses. “É uma forma muito bonita que nada mais é do que o artista estar relatando o que ele passou durante a pandemia, como ele fez para sobreviver, uma história de vida e diante de uma comissão do estado que vai estar analisando e as pessoas escolhidas serão premiadas com R$ 5 mil pelo trabalho

Serão aceitas inscrições para o Edital Memorial de Vivências nas seguintes áreas: Artes visuais; Audiovisual; Cultura Tradicional (Cultura Indígena, Cultura Afro e Matriz Africana, Caiçaras, Faxinalenses, Ciganos, Manifestações culturais étnico-culturais, Cultura de Refugiados(as), Migrantes e Apátridas); Diversidade Cultural (Manifestações culturais de gênero, Artistas de Rua, Culturas Urbanas, Hip Hop, Cultura LGBTQIA+); Dança; Ópera / Circo; Teatro; Literatura, Livro e Leitura; Música e Técnicos.

Para o proponente que não tenha cadastro como agente cultural, deverá previamente, no período de inscrições se cadastrar acessando o link: http://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php e se categorizar como agente cultural.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //