Sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Última Modificação: 29/09/2015 08:39:44 | Visualizada 645 vezes
Ouvir matéria
Da Assessoria
Foi lançado na noite da última quarta-feira (26), em Assis Chateaubriand, na Escola Odila de Souza Teixeira, o Pacto pela Educação do ano de 2015, que esse ano tem como tema retratar a questão do currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais, focando ainda a interdisciplinaridade no ciclo da alfabetização. A solenidade de lançamento foi prestigiada pelo vice prefeito, João Aparecido Pegoraro, que esteve representando o prefeito Marcel Micheletto; a vereadora Madalena Rech, que representou os 13 vereadores; secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto; a coordenadora dos anos iniciais do Núcleo Regional de Ensino, Maria Casagrande, que esteve no ato representando a chefe do NRE, Débora Weiller; diretoras e as professoras dos 1º, 2º e 3º anos que participaram do Pacto.
Para o vice prefeito, João Aparecido Pegoraro, “é um momento importante o lançamento de mais essa etapa do Pacto, já que o mesmo tem como objetivo principal com que nenhuma criança menor de oito anos fique sem ler e sem escrever. Nosso reconhecimento ainda a todos os professores, que vão a sala de aula aprender e depois repassar aos alunos esse conhecimento”, afirmou. Já a secretaria de Educação, professora Marineide Azevedo Dioto, destacou que a adesão do Pacto em Assis Chateaubriand já acontece desde 2013. “São três ciclos, iniciado em 2013 com português, em 2014, matemática e esse ano a inclusão e a diversidade. Durante esses seis meses de 2015 os professores então estarão se reunindo uma vez por semana, a cada quinze dias, para que assim possa visualizar outros horizontes, outras áreas dessa temática e depois possa repassar aos alunos. Esse Pacto é possível devido a um convênio com o Governo Federal, mas conta também com investimentos do município, que se disponibiliza a custear as despesas das capacitações dos professores”, afirmou a secretaria. Para a vereadora Madalena Rech, o “Pacto vem a somar na vida da criança, que passa a ter um olhar mais diferenciado e específico sobre os assuntos tratados em sala de aula”, disse.
Ao todo 80 professores em Assis participaram do Pacto, que esse ano acontece de quinze em quinze dias, as terça-feira das 18h às 22h, na Escola Odila de Souza Teixeira. Fazem parte destas aulas todos os diretores, professores dos primeiros, segundos e terceiros anos e ainda os coordenadores do ciclo de alfabetização, que esse ano são as professores Ângela Aparecida Pereira Cebinelli (1º ano); Ana Maria Rubio (2º ano); Célia Regina da Silva Santana (3º ano).
Ainda durante o lançamento, duas apresentações culturais, retratando a inclusão e a diversidade, foram apresentadas aos professores: “O som da liberdade”, apresentação dos alunos do 4º e 5º ano da Escola Odila e “Arte Circense”, apresentada pelos alunos que participam da oficina do Circo da Unidade Descentralizada do Cras – UDC.
Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os governos se comprometem a:
alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Conforme previsto na Portaria nº 90, de 6 de fevereiro de 2013, os participantes do curso de Formação Continuada de professores alfabetizadores receberão uma bolsa do FNDE no valor de R$ 200. Para receber a bolsa, de estudo do Pacto, o professor alfabetizador deve estar registrado no Censo Escolar de 2013, como docente e ainda estar em 2014 no exercício pleno da função de docente em turmas do 1º, 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.